Morre Eloi Braz Sessim, ex-prefeito de Tramandaí e Cidreira
28/08/2025
(Foto: Reprodução) Elói Brás Sessim, ex-prefeito de Cidreira e Tramandaí, durante as obras do estádio conhecido como Sessinzão
Silvio Ávila/Agência RBS
Eloi Braz Sessim, ex-prefeito de Tramandaí e Cidreira, no Litoral Norte do RS, morreu na manhã desta quinta-feira (28), aos 75 anos. Ele estava internado no Hospital de Tramandaí, onde fazia tratamento por conta de complicações cardíacas. O político também enfrentava o mal de Parkinson.
Sessim marcou a história do Litoral Norte ao comandar duas prefeituras. Também ficou conhecido por obras polêmicas, como o estádio municipal de Cidreira, apelidado de Sessinzão. Saiba mais abaixo.
Em nota, a Câmara de Vereadores de Tramandaí lamentou a morte. Neste momento de dor, o Legislativo Municipal expressa seus mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos, diz a Casa. Leia abaixo a íntegra
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Em Tramandaí, foi prefeito entre os anos de 1979 e 1983 e novamente entre 1986 e 1988. Já em Cidreira, comandou o Executivo entre 1993 e 1996.
Em 2022, chegou a ser preso em razão de uma sentença condenatória por crime de concussão e contra a administração pública.
O político deixa três filhos. O velório tem início previsto para as 14h desta quinta e será realizado na Câmara Municipal de Tramandaí.
Trajetória marcada por obras e polêmicas
Durante sua atuação como gestor público, Sessim ganhou notoriedade por projetos de grande impacto, como o estádio municipal de Cidreira, que recebeu o nome de Estádio Antônio Braz Sessim e era conhecido como Sessinzão.
O estádio foi inaugurado em 1996. O nome é uma homenagem ao pai do então prefeito, Elói Braz Sessim.
O local tem capacidade para aproximadamente 18 mil pessoas. A população atual de Cidreira é de 17 mil habitantes. No verão, a população do balneário chega a cerca de 40 mil pessoas, de acordo com estudos do governo do estado.
Partidas de Grêmio e Internacional foram realizadas no local no final dos anos 1990 e em 2007, pelo Campeonato Gaúcho.
No entanto, o local não é sede partidas desde então e está interditado desde 2010.
Destino do Estádio Sessinzão, em Cidreira, será definido na Justiça
Nota da Câmara de Vereadores de Tramandaí
A Câmara Municipal de Tramandaí manifesta profundo pesar pelo falecimento de Eloi Braz Sessim, que marcou sua trajetória na vida pública como prefeito de Tramandaí (1979–1983 e 1986–1988) e de Cidreira (1993–1996), além de ter exercido a presidência da Câmara de Vereadores de Tramandaí entre 1977 e 1979.
Ele deixa três filhos, Andréia, Daniela e Júnior Sessim, tendo Andréia e Júnior seguido seu legado e também exerceram o cargo de vereadores nessa Casa Legislativa.
A despedida acontecerá na Câmara de Vereadores de Tramandaí, em horário ainda a ser definido.
Neste momento de dor, o Legislativo Municipal expressa seus mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS